terça-feira, 7 de julho de 2009

O Projeto de Paisagismo

Pensar que o trabalho do profissional de paisagismo se resume à jardinagem é um grande erro. O paisagismo não cuida apenas do verde: o escopo do paisagista é muito mais abrangente. Projetar um ambiente com plantas é uma tarefa árdua que deve ser conduzida com mãos de maestro, onde entram em jogo fatores como forma, harmonia, cor, textura, beleza, técnica, condições ambientais, entre outros.
Não existe um projeto igual ao outro. A resolução de um bom paisagismo passa pela integração com a edificação e pelos critérios com a escolha das plantas que melhor se adaptam ao clima e suas finalidades. Além disso, um jardim tem todo um aspecto sensorial que deve ser muito bem planejado. Algumas flores exalam aromas mais fortes que as outras, podem produzir frutos, atrair insetos ou pássaros... Algumas árvores são perenes, outras perdem suas folhas no outono. O som do vento batendo nas folhas é diferente de árvore para árvore... Suas cores mudam de acordo com as estações, e em alguns casos, podem mudar da noite para o dia ou mesmo com um simples toque.

O paisagismo se funde às construções. O verde realça as formas, disfarça as imperfeições, rompe a rigidez dos materiais, suaviza o dia a dia de trabalho. Deve ser estudado e elaborado para que possa valorizar ainda mais o projeto arquitetônico e sua finalidade. Sendo assim, o paisagismo não se restringe às plantas, mas aos caminhos, churrasqueiras, bancos, pisos, pergolados, quiosques, fontes, piscinas, acessos, entre outros. Todos estes são recursos que quebram a monotonia e podem ser usados com muita criatividade.


A natureza se apresenta como uma grande aliada para valorizar e humanizar estabelecimentos comerciais, tornando lojas e escritórios mais atraentes. O verde é capaz de atenuar a seriedade de um local de trabalho, criando ambientações mais acolhedoras, contribuindo para o aumento de produtividade pelo efeito tranqüilizante que as plantas causam nas pessoas.
Quando se trata do processo de desenvolvimento de um projeto paisagístico, a Ponto Arquitetura trabalha em etapas, até chegar ao projeto definitivo. A primeira delas é o estudo preliminar, onde são feitos os levantamentos de todos os dados técnicos do ambiente, como luz, volumes e espaços, e entrevista com o cliente a respeito sobre suas expectativas e necessidades. A segunda etapa é o anteprojeto, que é apresentado por desenhos para a melhor visualização do trabalho, espécies de plantas, troca de idéias e mudanças, se necessário.

Com a aprovação do cliente passa-se para a última etapa, o projeto de execuções, que traz o detalhamento da construção do jardim. Através de plantas, especificação da vegetação, quantidades de cada espécie, nomes científicos, mobiliário utilizado, iluminação e o custo da execução da obra. Já para a reforma do jardim, nosso escritório segue as mesmas etapas, mas discriminando as obras necessárias para a sua reformulação, tanto da vegetação quanto dos elementos construtivos.
Também a manutenção das plantas, mesmo em vasos, é essencial para o seu bom desenvolvimento, é muito importante que um técnico especializado faça o acompanhamento do jardim, para que depois de implantado possa se desenvolver e durar muito tempo, ficando a cada ano mais bonito e atraente.



"Jardim é moldura de projeto de arquitetura. Quando você acaba a arquitetura de uma casa, ela está pronta. Mas quando você termina um jardim, ele está apenas começando".
autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...