quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

tijolos aparentes


durante um bom tempo eles foram esquecidos e escondidos por rebocos, mas voltaram à cena e agora os tijolos aparentes ganharam seu lugar ao sol tanto em ambientes modernos e sofisticados como em construções mais antiguinhas. 
atualmente, quando se fala em seu emprego em obras arquitetônicas, os tijolos aparentes deixaram de lado aquela velha roupagem (quem não lembra daquelas clássicas casas de tijolos vermelhos envernizados?) e assumiram uma nova identidade: nas casas de projetos mais contemporâneos eles aparecem em pequenos detalhes de fachada ou em aliadas à estruturas e esquadrias metálicas, enquanto nas de aspecto mais rústicos, eles vem como fechamento para estruturas de madeira, e, neste caso, normalmente são utilizados em sua tonalidade mais clara.




  
alguns dos cuidados devem ser tomados ao optar por uma construção com tijolinhos, pois eles vão implicar diretamente no resultado final de sua obra. por exemplo, com relação à forma, eles podem ser mais largos e mais chatos ou mais altos e curtos, eles podem ter bordas completamente retificadas ou mais imperfeitas, e esse é um aspecto importantíssimo para o alcance do efeito estético que se quer dar. há também a necessidade de impermeabilização, que vai depender do local de uso do material.











existem profissionais que defendem que uma construção com este tipo de material fica mais cara. particularmente, acredito que isso vai variar de região para região. mais importante é a pesquisa de fornecedores: já encontrei os mesmos tijolos por r$180,00 e por r$560,00 o milheiro. além disso, há a economia com o reboco e opções de instalações que acabam se tornando bem mais em conta do que as convencionais.

na decoração ele é amplamente utilizado como revestimento, e existe uma vasta gama de possibilidades de formatos, assentamento e acabamentos. mas isso já é assunto para um próximo post...




imagens gentilmente cedidas por: casa, arcoweb e casa e construção

6 comentários:

  1. Oi Larissa

    Sou fã dos tijolinhos!!!
    as pra alguns detalhes, um casa inteira como se usava acho que fica cansativo.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. oi minha querida como sempre os posts arrasam, adorei, minha casa é de tijolos à vista como chamamos aqui e eu adoro. bjo e um dia bem bom pra ti.

    ResponderExcluir
  3. olá obrigado pelas suas palavrinhas-pode adicionar o meu blog á vontade e o seu já está na lista -estou a gostar muitooooo- beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Larissa
    Sou suspeita mesmo gosto muito do ar dos tijolinhos aparentes, e com cuidado eles vão ficar sempre incrivéis!
    Otimo post!
    Bjoka

    ResponderExcluir
  5. Lindas, lindas essas imagens. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Amo tijolinhos, seja na decoração seja na parte extrutural aparente, acho um charme!! Mas aqui é bem caro, já vi que em outras regiões são mais baratos, mas dái rolava o frete e tudo mais...
    As imagens postadas são lindas!!! Bjs

    ResponderExcluir

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...